domingo, 30 de dezembro de 2012

Vale a pena reflectir

Este é o segundo post em menos de minutos mas porque acho que este texto merece um destaque diferente pois fez a diferença na minha vida. Então deixo aqui um texto meu de um site (REDESMAM) que faço parte e que hoje me deu uma motivação enorme :) esse texto junto com um comentário (de uma senhora dizendo que as minhas palavras a tinham motivado - situação que sempre foi o meu desejo, conseguir motivar alguém com o meu blog), que já foi feito à um ano mas que eu não vi pois não ia lá faz um tempão, fizeram com que eu tivesse uma nova motivação, deixo-o aqui para ficar guardado :)

_________________________________________________________________________________



Estes dias enquanto jantava sozinha, acabei por reparar que me estava a analisar a mim mesma. O que vou dizer, foi tudo aquilo em que reflecti nessa noite enquanto comia (saudavelmente pois tinha resistido à tentação). Alguns podem achar ridículo, outros podem achar que se identificam de alguma forma com o que aqui vou escrever, e se calhar alguns já pensaram diversas vezes nisto, são vocês nos comentários que me vão dizer o que pensam e o que acham. Num post posterior irei falar sobre as minhas dificuldades, mas agora aqui vai o que reflecti:

A nossa mente é como um anúncio nos meios de comunicação. Cria-nos o desejo de ter algo (comida), e faz-nos acreditar que não podemos viver 1 segundo mais sem ela. Cria possibilidades de adquirir-mos o bem em questão (faz-nos ir à cozinha ou dispensa) e faz-nos acreditar que temos possibilidades de o adquirir sem obstáculos (compensamos depois, é só um dia, etc). Ou seja, o nosso pensamento trabalha como um anúncio televisivo, que nos manipula, que nos faz transpor fronteiras, ultrapassar os nossos limites, sem que, naquele preciso momento, punhamos sequer em questão "Será bom para mim?", porque o desejo é tão forte, é tão poderoso, que nos envolve de tal forma que não vemos mais nada sem ser o concretizar de tal vontade. Apenas no final, quando já consumimos esse bem que consideramos tão essencial a nossa vida, é que vem a parte da consciência, que nos tentou avisar antes, mas que se tornou impossível, pois não permitimos que ela ganhasse força perante o desejo. Nessa altura ficamos desiludidos, deprimidos, pois não fomos capazes de ser mais fortes. Ao entrar nesse estado, ficamos novamente vulneráveis a ser manipulados novamente pelos pensamentos que nos corrompem. Para vencer, sim porque é possível VENCER, basta alterar o processo, basta manipularmos os nossos pensamentos, e não serem eles a manipularem a nós mesmos. Eu já cai, eu já fui manipulada, eu já consumi mais do que alguma vez deveria. Nada disso mudou, pois continuo com pensamentos de "gordinha". O que mudou foi que eu me levantei, eu entrei na luta para mudar esses pensamentos. E não importa quantas vezes vou cair, pois eu sei que me vou levantar, eu sei que se não for eu ninguém vai conseguir. Para quê esperar por alguma motivação se a maior motivação somos nós mesmos, é o facto de acharmos se merecemos mais, ou se somos apenas mais um ser na terra. Vamos querer ser iguais a tantos outros que apenas vivem para sobreviver? Ou vamos lutar para viver como se fosse o último segundo? Se este fosse o meu último segundo de vida, eu queria lutar, pois sabia que morria sabendo que valia alguma coisa. Se eu não luto por mim, se eu acho que não valho o esforço de lutar por mim, porque queremos que outros o façam? E mesmo que mais ninguém o faça na nossa vida, TODOS nós merecemos morrer sabendo que "SIM, eu valho a pena. SIM, eu mereço ser amada." Então mesmo tendo alguém ao nosso lado, a nossa frente ou atrás de nós que não nos respeita, que não nos ama, que não se preocupa nem luta por nós, vamos mudar o cenário. Então eu não me vou juntar a essa pessoa, vou-me colocar em posição contrária. Eu vou-me amar, vou-me respeitar, vou lutar por mim e preocupar-me comigo mesma.

Eu ainda não cheguei nesse estádio, pois todos sabem que é mais fácil colocar cá fora o que sentimos do que realmente aplicar o que sentimos, mas eu estou no caminho. Nenhuma caminhada se faz num único passo (e eu não vou emagrecer só por pensar isto), mas esse primeiro passo é o mais importante de toda a caminhada. O meu caminho vai ser muito longo, vai ser muito difícil pois são anos de compulsões. Mas enquanto não colocar em prática o primeiro passo, nunca vou permitir lutar por mim mesma. E esse é o meu (re)começar desta nova fase do blog.

Vou lutar por mim. Não tenho recursos para fazer dietas certinhas, com produtos integrais e saudáveis (pois tenho uma família numerosa que vai desde os 2 anos até aos 90 anos, ou seja temos de conseguir alimentar todos de forma correta e económica) mas tenho a possibilidade de não tornar os que como mais prejudiciais (ou seja, não fritar - grelhar, não comer doces - comer fruta, etc). Eu não tenho possibilidade de ir ao ginásio (pois não tenho dinheiro), mas posso fazer actividades em casa.

Vou demorar o triplo do tempo que as pessoas que podem cumprir tudo à risca demoram? Vou claro, mas o que importa? O que vale o tempo quando este está a ser comparado com a nossa felicidade? Nada. É preciso tempo para algo ser perfeito. E eu vou ter esse tempo para tornar-me a mim e a minha vida o mais perto da perfeição que eu conseguir. Isto porque não me interessa a perfeição dos outros :) apenas a minha. Eu estou a lutar pela minha felicidade, não pela dos outros :D

Eu posso ser feliz... Eu quero ser feliz... Eu VOU ser feliz...



Beijos *****

Sem comentários: